08/05/2009

Egocentrismo

Egocentrismo
Apesar de não existirem verdades absolutas, quanto a mim, é capaz de ser verdade que somos todos uns egocentricos de merda. Pois é...
Aquelas pequenas atitudes altruístas quotidianas como ir preparar o pequeno almoço à namorada ou emprestar uma caneta, não as temos tendo em conta o bem do próximo mas sim a nossa própria satisfação pessoal.
Sentimo-nos bem ao fazer os outros sentirem-se bem, porque se isso nos causasse algum tipo de dor , não o fazíamos, com certeza.
Isto faz-nos (pelo menos a mim fez-me) repensar todo o tipo de sentimentos que nutrimos pelos outros, icluindo o amor e a amizade e se nós não seremos seres de natureza totalmente primitiva, apenas interessados em dar (assim como retirar) dos outros aquilo que nos interessa em prol da nossa satisfação pessoal.
Recentemente fiquei feliz em saber que não sou só eu que penso assim, mas também o filósofo oriental Osho. De acordo com a teoria dele, bastante semelhante à minha, devemos lidar com o nosso egocentrismo de modo a fazermos os outros felizes e fazermo-nos felizes também.
Escrito por Twiggy