30/09/2015

O mercado de trabalho é feito de diversidade.



O mercado de trabalho é feito de diversidade - são personalidades, opiniões e repertórios de vida diferentes. Conseguir lidar com os muitos perfis presentes na mesma equipe e, mais que isso, trabalhar bem com o melhor de cada um é tarefa diária e nem sempre fácil.

Quando há empatia entre as pessoas, tudo é mais leve, mas, se o comportamento do outro desagrada e incomoda, a convivência torna-se mais custosa. “Se lidar com amigos e familiares já é difícil, quem dirá com pessoas completamente estranhas e com atitudes que exigem maior tolerância”,

O mentiroso, o intrometido, o Engenhoso – Se voces convive com algum desses perfis no ambiente de trabalho? Vejam 2/3 tipos difíceis de colegas de trabalho:  

O Mentiroso: Nem sempre é de fácil identificação, o mentiroso pode causar grandes estragos no ambiente de trabalho. Não se envolverem no seu mundo de mentiras e contradições é a melhor forma de lidar com este tipo de profissionais. Mas, sempre que ele os procurar para contar alguma coisa. Questione-o: “

Ø  Por que é que me está a contar isso? Essa atitude fará com que o mentiroso note que vocês estão atentos, as movimentações deste. Caso o problema permaneça, Não julguem, apenas relatem os fatos que não o agradaram e enfatize que se preocupa com o clima de trabalho e com o bom andamento da equipe.
Ø  Dar importância é estar a alimentar o mentiroso a mentir cada vez mais.

O Intrometido: Aquele tipo de colega que se intromete em tudo. Primeiro vocês devem distinguir intromissão, de vontade de ajudar, ou até de quem procura uma aproximação. Para o intrometido, nada melhor como o velho e amigo feedback. Fale com clareza e educação sobre essa atitude que o incomoda. Caso o problema persista, demonstre que você preza pela descrição, por exemplo: não pergunte algo que você não gostaria de responder. Deixe seu colega falar o que sente à vontade, sem questionários inapropriados - isto fará com que ele veja a sua maneira de ser, e o respeite.

O Engenhoso; Mentiroso: Este tipo é o mais comum nas Empresas O importante ao lidar com ele é não lhe oferecer terreno fértil. Não dê abertura para que estes contem ou comentem casos, desta forma a pessoa irá se afastar. Quando houver oportunidade, pontue que não gosta de envolver-se em comentários e sempre que algum grupo estiver falando negativamente de alguém, não se aproxime. Não deixe a mentir chegar até você, mas se mesmo assim chegar, de maneira alguma a repasse, mesmo que seja para alguém de sua máxima confiança. Importante: lembre-se que um dia você pode ser o assunto da mentira.